Tribuna de Petrópolis

A+ A A-

Prefeito de Três Rios descarta renúncia anuncia investimentos de 125 milhões na cidade

O prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, anunciou na manhã da ultima terça-feira (18) em entrevista coletiva, que não renunciará ao cargo para concorrer à próxima eleição como candidato a Deputado Estadual pelo PMDB.

 

Na ocasião ele aproveitou para anunciar as inaugurações e importantes conquistas para os próximos meses.

Saúde

Na área da Saúde, o prefeito anunciou a reforma e ampliação das seguintes Unidades de Saúde da Família: Werneck Marine (previsão de inauguração em abril); Ponto Azul (Previsão de inauguração em abril), além da construção de novas unidades em Moura Brasil, Purys, Pilões e Cidade Nova, essas últimas com cronograma de inauguração previsto para o segundo semestre.

Ainda na Saúde a população recebe em março o Complexo de Regulação de Vagas, será inaugurado no mês de março. Em abril a população recebe mais conquistas do Governo Municipal: a Clínica da Família e a Academia da Saúde do bairro Monte Castelo, que será a primeira a ser inaugurada, seguida da academia do bairro Vila Isabel, em maio.  Outra importante inauguração no mês de maio é o novo SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 

“Compramos ainda quatro vans para transporte de pacientes, vamos reformar o SASE e construir o centro de Oncologia do município” – disse o prefeito.  

Mais conquistas anunciadas: Novo concurso público com abertura de 113 vagas, incluindo vagas para o SAAETRI; As vagas serão para: Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Técnico em retransmissão de TV, Coveiro, Carpinteiro, Gestor Público, Tesoureiro, Arquivista, Procurador, Orientador Pedagógico, Professor Educação Infantil, Monitor de Creche, Professor II de Inglês, Psicólogo Psicopedagogo, Cozinheira, Interprete de Libras, Instrutor de Informática para Cegos, Instrutor de Informática para Surdos, Instrutor de Informática para Deficiência Múltipla, Guarda Municipal, Topógrafo, Desenhista técnico AutoCAD, Cuidador Social, Engenheiro Sanitarista, Médico Endoscopista, Médico Plantonista, Médico (UPA 24 Horas), Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Endocrinologista, Médico Ginecologista Obstetra, Médico Hematologista, Médico Hemoterapeuta, Médico Mastologista, Médico Neurologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Ultrassonografista, Médico Generalista, Médico Oftalmologista, Técnico de Enfermagem –Generalista, Médico Clínico Geral, Operador de Máquinas Pesadas (E), Contador.  Vagas para Saaetri: Ajudante de S. Gerais, Agente de tratamento e distribuição de água, Laboratorista, Mecânico, Médico, Motorista, Agente de Estação de captação, Guarda Patrimonial, Operador de Máquinas Pesadas (E), Agente de tratamento de esgoto, Agente de arrecadação, Agente Cadastral.

Esporte

No Esporte, o município conseguiu junto ao Ministério dos Esportes, a implantação do  PELC – Programa de Esporte e Lazer da Cidade, que vai proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvam todas as faixas etárias, incluindo as com deficiência, estimulando a convivência social.  O programa será divido em seis núcleos e 12 subnúcelos, nos bairros: Cantagalo, Comunidade Natureza, Morada do Sol, Vila Isabel, Centro, Portão Vermelho, Jardim Primavera, Caixa D’água, Habitat, Purys, Margem Direita, Jaqueria e Werneck Marine. 

Transportes e Infraestrutura Urbana

O bairro Vila Isabel vai receber novo projeto Viário que será implantado após o carnaval. De acordo com o prefeito Vinicius Farah, os engenheiros de trânsito já estão estudando todas as mudanças necessárias para que o trânsito no local fique melhor e com maior fluidez.  Está sendo feito o mapeamento da atual realidade do bairro, por meio da análise da circulação diária de veículos leves e pesados e do crescimento expressivo da frota, de acordo com dados do Detran.

Nove das principais ruas do bairro receberão nova regulamentação nesta primeira fase do projeto: Jacinto Sobrinho, Professor Moreira, Joaquim Pinto Portela, Av. Samir Nasser, Allan Kardec, Fagundes Varela, Ernesto Machado, Padre Solano e Av. Aníbal Peixoto Lavinas. 

- A Vila Isabel é uma “cidade dentro de outra cidade”, com um comércio forte, escolas e novos projetos residenciais. A população merece um trânsito com maior fluidez, que venha facilitar a mobilidade de todos – declarou o Prefeito Vinicius Farah.

No Centro da cidade serão implantados Novos Semáforos em LED com Temporizadores e estacionamento rotativo, ambos projetos com processo licitatório em andamento.

Educação

No pacote de inaugurações está ainda a abertura do Planeta Criança no dia 31 de março -  uma creche que vai atender a 625 crianças em horário  integral e transporte gratuito.

Ainda na educação, foi divulgada a entrega dos kits escolares conforme os anos anteriores e uniformes, que esse ano contarão também com agasalhos. “Esse ano os alunos terão além das camisas e bermudas o uniforme completo de inverno, com calça e agasalhos. Ainda esse ano algumas escolas receberão ar condicionado nas salas de aula, dando maior conforto aos professores e alunos”.

O prefeito falou ainda das bolsas integrais oferecidas pela prefeitura em convenio com a UCP. Os alunos ingressaram na universidade na ultima semana. “Ver na expressão daqueles jovens a perspectiva de um futuro melhor foi realmente muito emocionante. Isso faz todo o nosso trabalho e dedicação valerem à pena” - afirmou Vinicius Farah.

Ordem Pública

A Segurança que sempre esteve entre as prioridades do atual Governo, ganha reforço com a instalação de 13 novas câmeras nos bairros Ladeira das Palmeiras; Santa Terezinha, Praça de Bemposta, Alto Purys,  Banguzinho, Praça da Estrada dos Pilões, Jardim Primavera (Rua Major Vicente Guedes), Rua da Maçonaria (no cruzamento da linha férrea, Praça JK, Praça do Barros Franco, Ciep Morro Áureo, Morro do CTB (Rua Maestro Costa Barros) e quadra do Cariri.

Promoção Social

Devido a adequações na alocação de projetos do Governo, os Programas Sociais que funcionavam dentro do Planeta Cidadão, no bairro Purys estão sendo transferidos para novos espaços.Os programas Escola de Vida, PETI, Pronatec e curso de Fraldas (Bolsa Família), desenvolvidos pela Secretaria de Promoção Social estão acontecendo em espaços comunitários das Igrejas São José Operário (Triângulo) Igreja Batista do Calvário e ainda nas unidades do Senac, Senai, Sest/Senat e Faetec. 

Os cursos que já estavam acontecendo no Pronatec (cozinha Industrial) estão acontecendo no Ciep da Vila Isabel com término previsto para 15 de março.

Cerca de 200 crianças e adolescentes do programa Escola de Vida estão na Igreja São José Operário, no Triângulo e o curso de padaria está acontecendo na Igreja Batista do Calvário.

Já a Brinquedoteca que é um programa da proteção social básica irá acontecer dentro do espaço de cada CRAS de referência, assim como o Projovem Adolescente.

Cultura e Turismo

Na área cultural, o prefeito já divulgou alguns shows que acontecerão esse ano na cidade: “Em parceria com o Sesc teremos os shows de Ivan Lins no dia 17 de maio, MPB4 no dia 18 de maio, Lenine no dia 19 de julho, Arnaldo Antunes no dia 20 de julho e Zélia Duncan no dia 11 de outubro. E como nos  últimos três anos, teremos os festivais de dança, gastronomia, e teatro”. 

Saaetri

O SAAETRI também está com diversas melhorias para beneficiar a população trirriense. Uma das mais aguardadas pelos funcionários era o Plano de Cargos e Salários, implantado no início deste ano já dentro do salário vigente de R$ 424,00. Dobrando em média o salário base de todos os grupos e níveis de servidores do SAAETRI. 

Alguns dos projetos já executados pela autarquia: CTB, reservatório de 100 mil litros, está em funcionamento com novo sistema de distribuição, novo e moderno conjunto moto-bomba com maior potência, eficiência, e capacidade de bombeamento que suprirá a necessidade da população em períodos de alta demanda. As regiões atendidas são o Cantagalo na área das populares, especificamente na Rua Onofre Ramalho e os bairros Jardim Glória e Primavera; Estrada da Torre e Nova Niterói. Novo sistema implantado e comunidade sendo abastecido por nova bomba com sistema automático de acionamento, incluindo novo padrão e abrigo; Recadastramento: serviços de extensão de rede e hidrometração. Os serviços já foram executados nos bairros Santa Terezinha, Monte Castelo, e Boa União. Atualmente em andamento no bairro Purys; Criação da Central de Relacionamento: Foi implantado sistema de atendimento/reclamação, integrado com todos os setores, com espaço físico exclusivo equipado com ar condicionado, água, café, assentos e tv (para melhor monitoramento e diagnóstico preciso do serviço, evitando casos de reclamação de falta de água e pedido de caminhão pipa de pessoas com água cortada por falta de pagamento e outros); Reestruturação do sistema da fiscalização: A equipe foi desmembrada, foram adquiridas mais 4 motos e mais uma Kombi proporcionando maior agilidade e organização no atendimento Além disso, foi instituída a gratificação por produtividade ao setor de fiscalização, nos moldes da PMTR;

Obras e Habitação

No setor de Obras, o prefeito anunciou a inauguração das casas do Bairro Cidadão para o mês de março. As casas foram construídas em parceria com o Governo do Estado, através da CEHAB e tem investimento de mais de 40 milhões de reais.           

Barros Franco: entrega das obras no inicio do mês de abril – projeto beneficiando 228 famílias com moradias no Barros Franco, cujo cadastro conforme critérios estabelecidos pelo Governo Federal: idosos, pessoas com deficiência, mulher em chefia de família, família com maior nº de dependentes e menor renda per capta familiar.

Ainda no setor de Obras foram anunciadas para este ano a construção do Canal extravasor que solucionará definitivamente problemas de alagamentos na região do bairro Triângulo e inauguração da reforma e cobertura da Quadra do Purys – Março; reforma e cobertura da Quadra da Boa União – Abril; Praça Arsonval Macedo – Junho; Inauguração Canil Municipal – abril;     

Com verbas oriundas de convênios com a Caixa, Departamento de estradas de Rodagem e programa Asfalto na Porta, todos os bairros serão contemplados com obras de recapeamento e pavimentação asfáltica ou colocação de bloquetes.                                                                                                                                      

 

Tribuna na Região

Teresópolis disponibiliza R$ 300 mil para projetos comunitários

São recursos arrecadados através de compensações ambientais, pagamento de multas, de licenciamento ambiental e de repasses financeiros de outras instituições.     Lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira, 30, em reunião extraordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente),...
Julho 1st 2014

Artesã representa Três Rios em feira durante a Copa do Mundo

A cidade de Três Rios será representada no próximo mês durante os jogos da Copa do Mundo pela artesã Ieda de Campos, que vai participar da Expoart – Brasil Original, um showroom que vai mostrar o que existe de mais significativo do artesanato produzido no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 16 de...
Maio 21st 2014

Quase 500 famílias são beneficiadas com imóveis em Três Rios

Famílias foram contempladas com as casas do Bairro Cidadão, construídas por meio da parceria dos Governos Municipal e Estadual   O prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, e o secretário de Estado de Habitação, Rafael Picciani, receberam na manhã dessa quarta-feira (19) mais de 2 mil pessoas, das 426...
Março 19th 2014

CDL Três Rios orienta sobre golpe

O ato consiste na tentativa em vender um produto em troca da assinatura de um documento. Uma empresa de publicidade entra em contato via telefone com os lojistas oferecendo um Guia Tele Lista.   A CDL Três Rios pede para que os comerciantes fiquem atentos com um possível golpe. O ato consiste na...
Março 18th 2014

Claro é proibida de habilitar novas linhas em São José do Vale do Rio Preto

A decisão judicial foi proferida com base em ação civil pública ajuizada (ACP) pelo promotor Vinicius Ribeiro. De acordo com a ACP, as inúmeras reclamações de falha no serviço vêm ocorrendo desde 2011     O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça...
Março 12th 2014

Paty do Alferes realiza Festa do Doce

Buscando confraternizar os produtores de doces caseiros de Paty do Alferes, nasceu a festa que hoje acolhe mais de 10 mil visitantes ao município, para se deliciarem com uma imensa variedade de produtos feitos artesanalmente.   A prefeitura de Paty de Alferes realiza, entre os dias 17 e 21 de abril,...
Março 11th 2014

Carnaval aquece economia de Paraíba do Sul

Neste ano, os turistas lotaram as dependências dos hotéis e pousadas da cidade, que registraram ocupação média de 90%.   O Carnaval de Paraíba do Sul se firmou em 2014 como um importante produto turístico do município. Fugindo dos grandes centros, milhares de foliões foram à cidade para curtir a...
Março 11th 2014

Pronatec inicia novas turmas em Três Rios

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, na unidade do Sest/Senat, no km 17 da BR-40, no bairro Vila Isabel   Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tiveram início nessa semana em Três Rios. Na manhã desta segunda-feira...
Março 11th 2014

Prefeito de Três Rios descarta renúncia anuncia investimentos de 125 milhões na cidade

O prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, anunciou na manhã da ultima terça-feira (18) em entrevista coletiva, que não renunciará ao cargo para concorrer à próxima eleição como candidato a Deputado Estadual pelo PMDB.   Na ocasião ele aproveitou para anunciar as inaugurações e importantes...
Fevereiro 19th 2014

Vila Isabel, em Três Rios, recebe novo projeto viário

O projeto será apresentado no próximo dia 21 e segundo adiantou o secretário de Transportes, Paulo Cabral, não contemplará alteração no sentido das vias.     A secretaria de Transportes de Três Rios anunciou para o início de março, a implementação do novo projeto viário no bairro Vila Isabel. Nove...
Fevereiro 17th 2014

Centros de Qualificação Profissional trazem benefícios para Paraíba do Sul

Oferecer oportunidade para os moradores de Paraíba do Sul que buscam qualificação e mais chances no mercado. esse é o objetivo do projeto que foi implantado em 2013 e já coleciona diversos resultados.     Oferecer oportunidade para os moradores de Paraíba do Sul que buscam qualificação e mais...
Fevereiro 17th 2014

Três Rios é selecionada para receber recursos federais

Recursos serão destinados à implantação e a execução do Programa Esporte e Lazer da Cidade, do Ministério do Esporte. Na região Centro-Sul Fluminense apenas Três Rios e Sapucaia foram selecionados     Três Rios foi selecionado para receber recursos federais para a implantação e a execução do...
Fevereiro 17th 2014

Secretaria de Meio Ambiente de Três Rios discute o uso de agrotóxicos

Secretaria de Meio Ambiente anunciou a formação de uma equipe multidisciplinar de Educação Ambiental que tem entre outras propostas, gerar uma agenda “verde” para este ano   Com o objetivo de despertar em todos a consciência da importância das relações do ser humano com a natureza, a secretaria de...
Fevereiro 14th 2014

Jornalista é assassinado em Miguel Pereira

Palma era proprietário do jornal "Panorama Regional", que circula nas cidades de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Vassouras, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Paracambi e Paraíba do Sul   O jornalista Pedro Palma, de 47 anos, foi assassinado a tiros, na noite dessa...
Fevereiro 14th 2014

Lei proíbe empinar pipas com cerol em Três Rios

As pessoas que desrespeitarem a lei serão advertidas na primeira ocorrência. Caso a infração volte a ser cometida, será cobrada multa no valor de 1/3 do valor da UFMTR, sendo esse valor dobrado nas reincidências subsequentes   A Câmara dos Vereadores de Três Rios decretou, por meio da lei n° 3.984,...
Fevereiro 13th 2014

Levy Gasparian anuncia programação do carnaval

Eventos acontecem entre os dias 1 e 4 de março, com shows na Praça Joaquim José ferreira, sempre a partir das 23 horas. Haverá, também, diversos blocos   A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian divulgou a programação do Carnaval 2014, que será realizada de 01 a 04 de março, com shows na Praça...
Fevereiro 13th 2014

Paraíba do Sul decreta fim do taxi da vez em pontos

A medida já está valendo e qualquer passageiro que for obrigado a utilizar o sistema e se sentir prejudicado deve acionar o Procon ou o órgão fiscalizador do município   Após receber diversas reclamações de moradores, a Prefeitura determinou, através de decreto, o fim da prática conhecida como...
Fevereiro 13th 2014

Fevereiro com atividades gratuitas nos Postos de Saúde de Paraíba do Sul

Entre as atividades estão salas de espera, grupos de atividades físicas e mutirões. Vale ressaltar que toda programação é de graça, voltada aos pacientes das unidades de saúde de cada bairro   A Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira (10), a agenda de atividades programadas para fevereiro...
Fevereiro 12th 2014

Levy Gasparian encerra curso Era Digital na 3ª idade

O curso foi promovido pela prefeitura do Município de Comendador Levy Gasparian, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida   A prefeitura de Levy Gasparian encerrou, nesta semana, o curso "Era Digital na 3ª Idade"....
Fevereiro 12th 2014

Fundação Cultural de Paraíba do Sul oferece curso de teatro

Aulas serão dividas em duas turmas: uma de 14h às 17h e outra de 19h às 22h. As fichas de inscrição estão à disposição no Theatro Municipal Mariano Aranha, que fica na Avenida Ayrton Senna, 238, no centro   Começaram nesta semana as inscrições para o curso de teatro com o professor Marcelo Guerra...
Fevereiro 12th 2014
© 2010/2011/2012/2013/2014 Tribuna de Petrópolis Ltda - Todos os direitos reservados - Nenhum material pode ser copiado ou reproduzido sem autorização por escrito. Sites do Grupo Tribuna de Petrópolis: www.e-tribuna.com.br, tribuna.fm e www.graficasumauma.com.br.